Árvores Frutíferas em Vasos: Dicas de Como Cultivar

Já pensou em cultivar árvores frutíferas em vasos? As plantas adaptam-se bem a esses recipientes e são ótimas opções de jardinagem às pessoas que moram em apartamentos ou espaços pequenos.

Cuidar das miniárvores é literalmente usufruir de um pedaço da natureza. Elas oferecem frutos saborosos como as árvores de tamanho convencional.

Amoreira, pitangueira, pé de araçá e jabuticabeira são algumas das espécies que podem ser cultivadas em vasos. Mas elas exigem alguns cuidados para se manter vistosas e saudáveis.

Saiba como é o plantio de árvores frutíferas

plantio-de-arvores-frutiferas

Para facilitar o desenvolvimento da raiz, as árvores frutíferas devem ser plantadas em um vaso com 80 cm de largura e 85 cm de profundidade. Não se esqueça de verificar se o recipiente possui furos em sua parte superior para escoamento eficaz da água.

Materiais

O plantio de árvores frutíferas demanda os seguintes materiais: argila expandida, terra vegetal, cascalho pequeno, vaso de terracota, manta drenante e uma pequena pá. A quantidade dos materiais dependerá do tamanho da muda e do recipiente.

Passo a passo

O primeiro passo é colocar a manta drenante no fundo do vaso para não perder terra pelo dreno. Em seguida, coloque a argila em uma camada de cerca de 5 cm e sobre esse material mais um pedaço da manta.

O segundo passo é colocar uma camada de terra para a raiz da muda ficar na altura correta. O ideal é que fique mais ou menos três centímetros da borda do vaso. Você deve remover o plástico ao redor da raiz porque ele pode atrapalhar o desenvolvimento da planta.

Por fim, centralize a muda no vaso e comece a completar o seu redor com mais terra, sem ultrapassar o topo entre a região de transição entre o tronco e a raiz da planta.

Quando terminar, compacte a terra com as mãos até que a superfície fique uniforme. Finalize espalhando os cascalhos em volta da planta. A primeira rega deve ser abundante para retirar as bolhas de ar e assentar o torrão.

Conheça os principais cuidados com as árvores frutíferas

cuidados-com-as-arvores-frutiferas

De três a quatro vezes por ano é recomendado adubar a miniárvore. O procedimento deve ser feito com fertilizante rico em fósforo. Acrescente terra vegetal e húmus de minhoca. A adubação oferecerá a nutrição adequada para manter a saúde da planta.

Quanto à rega — outro aspecto primordial para manter as plantas em boas condições — indica-se que seja realizada três vezes na semana, sem deixar a terra encharcada demais. A iluminação solar também é indispensável. Pode ser indireta durante o dia todo ou direta por, no mínimo, quatro horas.

Como as árvores frutíferas são espécies acostumadas a viver fixas em um só lugar, procure não as mudar de lugar com frequência. É importante também aprender mais sobre a espécie que você está cultivando, afinal, cada miniárvore possui suas particularidades e época de colheita das frutas.

Gostou de saber mais sobre as árvores frutíferas? Então aproveite a visita em nosso blog e leia também como dar mais vida para o seu jardim!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *