Faça um Jardim Vertical com Materiais Recicláveis

er um belo jardim em casa não é mais privilégio de quem reside em locais com uma ampla área externa. Com cada vez mais adeptos pelo mundo, o jardim vertical é uma excelente saída para incorporar áreas verdes em ambientes com pouco espaço. Além de bonitos, eles também são uma ótima opção para melhorar a qualidade do ar na sua casa.

Confira uma lista com alguns exemplos de jardins verticais que você pode fazer utilizando apenas produtos que iriam para o lixo. É simples e fácil!

Faça um jardim vertical com sapateira velha

Essa é, sem dúvida, a forma mais fácil de construção de um jardim vertical. Você só precisa pegar aquela sapateira velha que ia jogar fora, fazer uma boa limpeza e fixá-la na parede. Para essa etapa, pode ser usada uma furadeira. Depois é só jogar terra adubada e plantar. Se preferir, também pode colocar os vasos de flores nas partes onde eram colocados os sapatos.

jardim-vertical-sapateira

Decore as paredes com garrafas pet

Barata, simples e sustentável, essa opção é uma ótima alternativa para decorar as paredes externas da casa. O primeiro passo é fazer uma abertura retangular no corpo da garrafa pet, por onde a planta irá crescer.

Na região inversa ao local que você cortou, faça um pequeno furo para a saída da água. Forje mais dois buracos próximos às extremidades, por onde deve passar uma cordinha de varal para unir todas as garrafas. Utilize barbante ou arame para criar um grande “nó” embaixo de cada uma delas, a fim de fixá-las na posição certa e, na última garrafa, coloque ruelas para sustentar o peso.

jardim-vertical-garrafa-pet

Use palete para deixar o jardim mais moderno

Esse tipo de material é ótimo para a criação de jardins verticais e, além disso, proporciona muito estilo. O primeiro passo é lixar o palete para retirar as imperfeições. Se você quiser que ele fique mais bonito ou se adeque melhor a sua decoração, pode pintá-lo na cor que desejar.

Depois, utilizando tábuas, feche os lados da estrutura onde colocará as plantas. Com um grampeador, pregue uma lona nas laterais e no fundo da estrutura. Despeje terra adubada entre as ripas e comece a fazer o plantio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *