Fazer Mudas De Plantas – Aprenda Como Fazer

Você sabia que plantas robustas e cheias de raízes nem sempre são sinônimo de saúde e crescimento adequado? Raízes ainda da terra ou dos vasos indicam sufocamento e falta de um ambiente apropriado para o pleno desenvolvimento da espécie. Aprenda como fazer mudas de plantas e solucione esse problema!

Por que fazer mudas de plantas?

com-fazer-mudas-plantas

A retirada de mudas de plantas é uma técnica de jardinagem para desafogar a planta original e realizar novas plantações para encher ainda mais de vida a sua casa ou quintal. Entretanto, apesar de parecer uma tarefa relativamente simples, a extração de mudas exige bastante atenção e alguns cuidados essenciais.

Limpeza durante o processo é essencial

limpeza-mudas-plantas

Primeiro é importante limpar bem o utensílio de corte a ser utilizado no processo, pois tanto tesouras como estiletes podem conter em suas lâminas fungos que prejudicam a planta. Depois, basta cortar os ramos do vegetal que já cresceram suficientemente e retirá-los com a raiz para replantá-los em outro lugar. As primeiras regas devem ser feitas com água fria que já foi fervida, pois a fervura fará o cloro evaporar e assim as mudas não sofrerão com os danos causados pela ação de substâncias químicas.

Cada espécie possui um tipo de poda

especie-tipo-poda

É preciso também tomar cuidado com a espécie da planta na qual será realizada a poda de mudas, pois cada uma pode exigir uma técnica específica.

Azaleias

As azaleias necessitam que os galhos cortados sejam de tamanho médio e que as mudas, já na terra, sejam cobertas pela parte superior de garrafas PETs. Esse artifício acelera o desenvolvimento das raízes, atuando como uma pequena estufa.

Samambaias

Já as samambaias exigem que cada parte extraída de mudas contenha no mínimo três brotos ou galhos. É necessário ainda manter o vaso ou cachepô de fibra de coco bastante úmido para reproduzir o ambiente tropical típico da espécie. Assim, as mudas estarão fortes e saudáveis em apenas três meses.

Violetas

No caso das violetas, o segredo está na quantidade de água fornecida às mudas. Após introduzir na terra a haste da folha removida da planta original, procedimento que deve ser realizado sem força excessiva e sem soterrar a muda, a rega deve acontecer sempre duas vezes por semana.

Método para fazer mudas de plantas

metodo-mudas-plantas

Diversas espécies possibilitam também o desenvolvimento das mudas por meio da estaquia, método que consiste no plantio de um ramo ou folha para o crescimento de uma nova planta com as mesmas características da original. Para utilizar essa técnica, é aconselhável escolher sempre uma variedade saudável e fazer uso de um biofertilizante na base da estaca antes do plantio, com o intuito de que ele atue como um inoculante e assegure um enraizamento mais rápido e eficaz.

Agora que você já sabe como fazer mudas de plantas, encontre na Giuliana Flores uma linda seleção de flores plantadas para deixar a sua casa mais bonita ou até mesmo para você presentear alguém especial!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *