Plantas para Jardim: Saiba Como Escolher

O prazer da jardinagem é tão grande que muitas vezes é indicado até mesmo para uso terapêutico. Com muito carinho e dedicação, é possível transformar qualquer pedacinho de terra em um lindo e perfumado jardim. Para isso, é preciso selecionar as espécies ideais para o espaço.

No post de hoje, você saberá como escolher as melhores plantas para jardim e deixar o seu cantinho ainda mais especial. Confira as nossas dicas!

 Defina o estilo do seu jardim

Defina o estilo do seu jardim

O primeiro passo é determinar o objetivo de seu horto. Por exemplo, você quer um jardim com flores de muitas cores? Gosta mais da opção de enchê-lo com plantas ornamentais? Ou, então, seu desejo é ter uma pequena horta de ervas aromáticas ou de legumes?

O objetivo dessa ação é projetar um lugar jardinado que combine com seu estilo de vida, com sua casa e com seus gostos pessoais.

Escolha as plantas para jardim ideais

Escolha as plantas para jardim ideais

 

Se sua paixão for as flores, aprenda a distinguir entre flores perenes (cujo período de floração é bem pequeno, no entanto, ocorre todos os anos sem a necessidade de uma nova plantação), e as flores anuais (cuja plantação precisa ser feita a cada ano, mas a floração ocorre praticamente durante todo o verão).

Para quem está começando, embora a variedade seja um ponto forte da jardinagem, é melhor dar início a um pequeno jardim, experimentando o terreno aos poucos para só depois expandi-lo.

Acerte na localização do jardim

Acerte na localização do jardim

A localização deve ser escolhida com cuidado. Você deve avaliar o espaço disponível para a criação do jardim e criar os limites para ele — se possível, fora de áreas em que há muito trânsito de pessoas, em que crianças brincam e em que animais domésticos ficam.

Gaste um tempo observando as horas de sol e de sombra que cobrem o espaço. Conhecer bem esse aspecto é fundamental para a escolha adequada das flores e plantas para jardim, pois grande parte delas exige seis horas de luz solar todos os dias.

Caso constate que há mais sombra que sol, nada de desânimo! Já que há muitas espécies que preferem ambientes mais frescos.

Não gaste seu tempo com experiências: plantas para jardim que precisam de 6 horas mínimas de sol apodrecerão ou morrerão ao ficarem muito à sombra e vice-versa.

Confira algumas opções de flores e plantas para jardim próprias para diferentes locais

Algumas opções de plantas e flores próprias para diferentes locais

 

Flores para locais com muito sol: adelfas, azáleas, cactos, gazânias, gerânios, lavandas, melissas, rosas, salvas, tomates e vegetais folhosos.

Flores para locais com muita sombra: acanthus, algumas espécies de hortênsias, amarílis, anêmonas, aquilégias, bergenias, euforbiáceas, hostas, lobélias, samambaias, tulipas e violetas.

As informações que seguiram são dicas básicas e iniciais para a criação de um jardim bonito e saudável. Há muita coisa ainda a ser feita. Ler constantemente e sempre por em prática os novos conhecimentos adquiridos é essencial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *